quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

A APLB-Sindicato entrega pauta com primeiras reivindicações de 2022 ao Poder Legislativo de Jacobina



Na manhã de quarta-feira, 15, do mês e ano vigentes, a APLB-Sindicado, através de sua diretora, Maria da Glória Silva dos Santos, e o Secretário de Rel. Intermunicipais, Robson Souza Lima, reuniu-se com o vereador e presidente da Câmara Municipal de Jacobina, Clodoaldo de Itaitu, para tratar de assuntos de interesse dos profissionais da educação. Entre os assuntos, foram destacadas as necessidades da regulamentação do reajuste dos profissionais de suporte administrativo que atuam na educação, fixando o salário destes(as) profissionais em 1/5 salários, ávida apreciação do projeto para concessão do reajuste do Piso Salarial Profissional aos servidores(as) do Magistério, e maior empenho do Poder Legislativa Municipal para contribuir de forma mais efetiva no sentido de solucionar o déficit da JACOPREV. O Presidente daquela Casa Legislativa se mostrou solícito às demandas dos servidores públicos municipais e afirmou compromisso para dar andamento às proposições que chegarem com vistas a melhorar a situação dos servidores(as) municipais.

APLB DELEGACIA ZONAL DO OURO PARTICIPA DE CONSELHO GERAL SINDICAL EM SALVADOR

CONSELHO SINDICAL GERAL DA APLB-SINDICATO

Nos dias 09 e 10 do mês e ano correntes, a APLB Sindicato Zonal do Ouro, Delegacia de Jacobina-BA, através de sua Diretora, Maria da Glória Silva dos Santos Nascimento, e seu Secretário de Relações Intermunicipais, Robson Souza Lima, participou, junto aos representantes de Delegacias e Núcleos sindicais de mais de 400 municípios da Bahia, do Conselho Geral Sindical da APLB, realizado no Hotel Fiesta, em Salvador, na Bahia, com vistas a debaterem e deliberarem sobre os seguintes temas:

1. Aprovação do Regimento Interno do Conselho Geral Sindical (CGS);

2. Avaliação da Conjuntura Internacional, Nacional e Estadual;

3. Balanço Político e Organizativo da Categoria com os ajustes ao Plano de Ação para o Ano de 2023;

4. Piso Salarial e planos de carreira;

5. Organização;

6. Jurídico;

7. Finanças;

8. Análise do Parecer da Prestação de Contas para aprovação; entre outros.

Ainda na manhã do primeiro dia do evento, o Coordenador Geral da Aplb-Sindicato, o professor Rui Oliveira, abriu as discussões destacando as ações para o fortalecimento da luta em andamento, no sentido de garantir a valorização dos Profissionais em Educação do Estado da Bahia, como busca pelas garantias da Reclassificação, Unidade Real de Valor (URV), pagamento do retroativo dos precatórios e demais parcelas, atualização do Plano de Carreira do Magistério do Estado da Bahia e da tabela de remunerações destes(as) profissionais , ações necessárias ao combate da evasão escolar e analfabetismo, entre outros. Em seguida, Augusto Vasconcelos (PCdoB), professor universitário e vereador daquele município, apresentou uma análise densa da atual conjuntura política do país e os reflexos desta na Educação Pública brasileira, seguindo com abertura do debate para a Plenária.

No período vespertino do mesmo dia, a mesa temática composta pelas professoras Marlede Oliveira (diretora da APLB-Feira de Santana-BA), Caroline Moraes (diretora da APLB-Jequié-BA), Jovita Santos (diretora da APLB-Eunápolis-BA, e os professores Gilvando Inácio (diretor da APLB-Caém, Delegacia do Minério), José Aquino, Secretário da APLB, e Elmer Carvalho (diretor da APLB-Araci, Delegacia do Sisal), mediada pela professora Arielma Galvão  Dias dos Santos (Comissão de Educação), explanaram desde o contexto histórico do desenvolvimento do ensino como uma política pública, sob a égide da legislação educacional, às formas de inserção dos e das profissionais em educação não apenas na organização do movimento sindical em prol da vigília para cumprimento da legislação educacional vigente, mas também, e principalmente, na atuação consciente do Sindicato, como propositor, nas ações de captação e aplicação dos recursos públicos com a eficiência necessária.

O debate oriundo das questões levantas nesta última mesa sinalizou a necessidade de a APLB-Sindicato acatar sugestões de criação de comissões lideradas pelos professores Gilvando Inácio e Elmer Carvalho, os quais vêm realizando trabalhos consistentes junto às Delegacias e Núcleos de diversas regiões do Estado, a fim de capacitar outros dirigentes sindicais para melhor conhecerem e atuarem nos cenários político e financeiro da educação em seus municípios ou regiões, bem como para atuarem na construção de planos de carreira que sejam exequíveis e agreguem avanços. No mesmo sentido, conclamou-se pela formação de uma comissão para dialogar, junto a União dos Prefeitos da Bahia (UPB), em reunião agendada já para a segunda-feira, 13, sobre a necessidade e importância do fiel cumprimento à Lei Federal nº 11.738/2008, que instituiu o Piso Salarial Profissional dos Profissionais do Magistério, como uma das ações fundamentais na valorização da carreira profissional de professores e professoras, para o que foram requisitadas as participações dos professores Gilvando Inácio e Elmer Carvalho, com a pronta aceitação do primeiro.

Já no segundo dia do Conselho, deu-se destaque para as ações e critérios a serem adotados para organização e realização de novas eleições de Diretores Sindicais Municipais, Regionais e Estaduais, com a confirmação das proposições postas e analisadas no 13º CONGRESSO ESTADUAL DA APLB-SINDICATO, realizado de 28 a 31 de agosto de 2022. A mesa, liderada pelo Diretor Jurídico da APLB-Sindicato, o professor e advogado Noildo Oliveira, enfatizou a necessidade de garantir a diversidade na composição das chapas e, principalmente, o perfil sindicalista essencial requerido aos novos diretores na atual conjuntura política. Integrando outra mesa, a equipe de advogados da APLB-Sindicato destacou algumas das diversas ações encampadas, algumas já com êxitos, com o propósito de pleitear ou reaver direitos indevidamente negados aos profissionais da educação.

O Conselho Geral Sindical da APLB-CGS buscou inspiração na célebre frase do educador Paulo Freire que diz: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. As reações e participações visivelmente de satisfação dos demais sindicalistas envolvidos deixaram a certeza de unidade na luta em prol do fortalecimento do Sindicato na busca incessante e incansável pela educação pública de qualidade para todos e todas. VIVA AOS EXORTADORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA! VIVA A APLB-SINDICATO! SÓ A LUTA NOS GARANTE! NENHUM DIREITO A MENOS! 

LEIA MAIS EM:

 13º Congresso da APLB-Sindicato (aplbsindicato.org.br)

APLB realiza Conselho Geral de 2023 e planeja ações para o fortalecimento da luta - APLB-Sindicato (aplbsindicato.org.br)

COORDENADOR DA APLB CAÉM FARÁ PARTE DA COMISSÃO DE DEBATES NA UPB - REAJUSTE DO PISO DO MAGISTÉRIO 2023

Conselho da APLB debate piso salarial, GEAP, carreira e valorização dos profissionais da Educação 

FOTOS: 

 



PESSOAS NO AUDITÓRIO