quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

A IMPORTÂNCIA DO DIA DO LIVRO

 



O Dia Nacional do Livro Didático é comemorado nesta terça-feira, 27 de fevereiro, uma data que ressalta a importância desses materiais no processo educativo de estudantes e professores. O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), gerido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ganha especial atenção devido ao seu papel na distribuição de materiais didáticos às escolas públicas de educação básica.

Fernanda Pacobahyba, presidente do FNDE, destaca a relevância do PNLD. "Participar de um momento tão significativo para o FNDE é, sem dúvida, motivo de grande satisfação. Nos dedicamos diariamente para fornecer material didático de elevada qualidade à nossa população. Implementamos um rigoroso processo de avaliação pedagógica, garantindo que os livros distribuídos estejam alinhados ao currículo escolar e sirvam como um valioso recurso de apoio aos alunos."

PNLD: mais de 85 anos fazendo história

O programa é fruto da evolução de movimentos fundamentais para garantir conteúdos de qualidade para as escolas brasileiras, desde 1937. Hoje o PNLD é um dos principais suportes para a aprendizagem em todo o país, beneficiando escolas públicas, mas também instituições comunitárias, confessionais e filantrópicas conveniadas com o poder público. Para o ano letivo de 2024, o programa distribuiu 194,6 milhões de exemplares com o intuito de atender a mais de 31 milhões de estudantes. Ao todo, foram investidos R$ 2,1 bilhões.

O processo de adesão ao PNLD é aberto a todas as escolas federais e redes de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal interessadas em receber os materiais didáticos. As editoras, por sua vez, participam por meio de editais publicados no Diário Oficial da União, que detalham as regras para a inscrição dos livros didáticos. A seleção dos materiais é feita pelas escolas com base no Guia do PNLD, que contém resenhas e informações pedagógicas sobre as obras aprovadas pelo Ministério da Educação.

“O FNDE dedica boa parte dos seus esforços para fazer chegar em todos os lugares do Brasil, em todas as escolas públicas, livros didáticos de qualidade, tornando o país referência no mundo nessa entrega, o que dá muito orgulho para todos nós”, afirma a coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE, Nadja Cezar.

Após a escolha dos livros, o FNDE negocia diretamente com as editoras a produção e distribuição dos materiais, processo que é facilitado pela parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) para a entrega direta às escolas. Além da distribuição, o programa inclui etapas de remanejamento de obras entre as redes de ensino para ajustes, campanhas de conservação para prolongar a vida útil dos livros e um sistema de devolução para reutilização dos materiais didáticos no ano seguinte.

O Dia Nacional do Livro Didático serve como um lembrete da importância desses recursos educacionais e do compromisso contínuo do Brasil com a educação de qualidade para todos os seus cidadãos.

Fonte: https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/noticias/brasil-celebra-o-dia-nacional-do-livro-didatico-nesta-terca-feira

 

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

APLB Sindicato Realiza Conselho da Regional Norte em 2025 na Cidade de Casa Nova-BA

 


Nos dias 07 e 08 de fevereiro do ano corrente, a delegacia da Aplb-Sindicato Zonal do Ouro, com presenças de diretores (as) da delegacia e dos núcleos de Umburanas e Mirangaba, participou do Conselho Regional Norte, organizado pela Delegacia das Esmeraldas, com sede na cidade de Casa Nova-BA.

No turno matutino do primeiro dia, o encontro oportunizou momentos de reflexão sobre a situação dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, iniciando-se a mesa de abertura com Diretores das Delegacias Maria do Carmo (Delegacia das Esmeraldas), Gilmar Nere (Delegacia do Baixo e Médio São Francisco), Gilvando Oliveira (Delegacia do Minério), Sérgio Dutra (Delegacia Lavras do Granito), e Maria da Glória (Delegacia Zonal do Ouro) , após o que se seguiu com Informes da Executiva Estadual sobre a luta em prol dos Funcionários da Educação, apresentados pelo Diretor de Organização, professor Dias, com mediação do diretor sindical Sérgio Dutra, da delegacia Lavras do Granito (Macajuba-BA).

O Diretor de Organização destacou que a luta por valorização dos profissionais da educação possui duas dimensões: objetiva e a subjetiva. A primeira, busca instituir piso salarial, através da aprovação do Projeto de Lei nº 2531/21, garantias de avanços na carreira, ingresso no serviço através de concurso público, oferta de formação inicial e continuada e garantia de condições de trabalho. A outra dimensão diz respeito à efetivo reconhecimento da importância dos Profissionais da Educação para a realização das demais atividades de ensino e manutenção das condições de valorização, promovendo satisfação profissional.

            Entre outros pontos apresentados e analisados, ficou determinada a criação de um fundo de reserva de recursos financeiros, através da contribuição de 2% (dois inteiros por cento) por todas as Delegacias e Núcleos Sindicais da Regional Norte da APLB, com a finalidade de financiar as lutas do sindicato na região e a nível nacional, a exemplo do apoio essencial às lutas dos profissionais da educação em Brasília pela aprovação do PL 2531/21, bem como para realização de curso de formação e capacitação dos(as) dirigentes sindicais para acompanhamento dos recursos de financiamento da educação.

            Para gerir o citado fundo de financiamento das lutas da Aplb na Regional Norte e em eventuais necessidades de representações em Brasília, o Conselho determinou também a criação de um comitê gestor, formado pelos diretores sindicais da Regional Norte, e um Conselho Fiscal, formado pelos membros de diretoria sindical Sílvia Castro (Casa Nova-BA), Robson Lima (Jacobina-BA) e Margarida (Várzea Nova-BA).

            Já no turno vespertino, os diretores sindicais apreciaram a palestra “Financiamento da Educação e seus Impactos”, ministrada pelo professor Me. Gilvando Inácio de Oliveira, diretor da Delegacia do Minério, com sede em Caém-BA, e mediada pelo diretor Gilmar Nere, da delegacia sindical de Juazeiro-BA, na qual o professor Gilvando abordou os tipos de recursos destinados ao financiamento da educação, como FUNDEB, complementações da União VAAF, VAAT e VAAR, contribuições oriundas dos recurso próprios do município (25% dos impostos que não compões a cesta do FUNDEB), transferências do FNDE, como Salário-Educação, PNAE, PNATE, recursos financeiros para a educação em tempo integral e Educação de Jovens e Adultos, entre outros, com orientações sobre como estes recursos são constituídos, como devem ser aplicados e onde as informações dos mesmos podem ser buscadas.

            No segundo e último dia de atividades, a mesa foi composta pelos(as) dirigentes sindicais das delegacias presentes, sendo eles(as) o diretor e subcoordenador regional, Gilvando Oliveira(Caém-BA), Gilmar Nere(Juazeiro-BA), Maria da Glória(Jacobina-BA), Maria do Carmo (Casa Nova-BA), Sérgio Dutra(Macajuba-BA) e, ainda, Ahilton Rodrigues(Coordenador Regional), Noildo Gomes (Diretor de Organização), que apresentaram um panorama geral das lutas em suas respectivas delegacias (clique aqui e acompanhe a participação da diretora Maria da Glória – Delegacia Zonal do Ouro

            Em função do cancelamento das mesas “Previdência Social e seus impactos” e “Conjuntura Política na contemporaneidade”, que teriam as contribuições da Advogada Especialista em Previdência, Dr.ª Brisa Gomes, e do Coordenador Geral da Aplb, professor Rui Oliveira, o Diretor de Organização, Noildo Gomes, pronunciou-se sobre a Previdência destacando a necessidade de as diretorias sindicais oferecerem orientação especializada aos associados que estão em atividade e também aos aposentados. Já quanto a orientação da política sindical, o conhecido diretor disse estar feliz com a realização daquele Conselho, reconhecendo e agradecendo o engajamento dos(as) dirigentes presentes, mas destacou a necessidade de contar com representação de todas as delegacias e núcleos. 

Após as falas das lideranças sindicais, o Conselho ocupou-se da aprovação da agenda sindical comum a todas as delegacias e da formulação do plano de lutas e estratégias para este ano de 2025, que deverá ser apresentado no Conselho Geral, nos dias 20 a 23, do corrente mês, em Salvador.    

            Esgotadas as pautas e discussões, o Conselho da Regional Norte deu-se por encerrado, com os agradecimentos da diretora Maria do Carmo (Gatinha), da delegacia sindical anfitriã do evento, ficando o próximo já definido para acontecer no mês de outubro do ano vigente, a ser realizada na Delegacia do Baixo e Médio São Francisco, na cidade de Juazeiro-Ba.


                                            


                                            Figura 2 DIRETORES DA APLB UMBURANAS

                                                Figura 3 PLENÁRIA NO 1º DIA

                                            Figura 4 DIRETORES DE DELEGACIAS SINDICAIS