Aconteceu ontem, 19 de abril de 2021 (segunda-feira), uma reunião entre a APLB Sindicato, representada por sua Diretoria, SEMEC, representada pela Secretária de Educação, Alexsandra Cruz, as coordenadoras pedagógicas Lenizan e Suzana, a Presidenta do Conselho Municipal de Educação (CME), Joelma Barbosa, e a Diretora da COPEA, Elisângela Marcelo.
A pauta da reunião foi o Plano Emergencial e algumas questões administrativas por parte da SEMEC, onde falou-se sobre o processo de reclassificação, o trabalho coletivo por parte da rede para fazer isso acontecer, uma vez que foi algo totalmente novo para a rede destacando, ainda, a importância reconhecida do plano, uma vez que tem servido de modelo para alguns Municípios da região.
No que tange à proposta de ampliação do acesso a internet do Plano Emergencial apresentado, a Secretária Alexsandra pontuou os esforços feitos para criar possibilidade de acesso para os/as estudantes em pontos específicos como escola, CRAS, e até mesmo em sedes de associações, para que o aluno possa ter o acesso à internet. Colocou também como estratégia deixar as atividades impressas, possibilitando que as mesmas sejam realizadas de forma remota e/ou impressas.
A referida secretária compartilhou, ainda, as parcerias que tem buscado junto a Yamana Gold (mineração) e as Torres Eólicas do Nordeste (TEN), solicitando projetos assistenciais voltados para suporte à internet, dois psicólogos e um assistente social.
Outro ponto abordado na reunião foi sobre os sábados letivos, cujo número foi reduzido devido a adesão da carga horária cumprida em 2020. Quanto aos sábados letivos que restaram para serem cumpridos, o objetivo é transformar estes sábados em dias de eventos dinâmicos, realizados em datas comemorativas.
No que se refere à plataforma para realização das aulas remotas, a citada secretária comunicou que tem buscado uma plataforma mais completa, uma vez que a atual, o SIGEN, apresenta dificuldades de manuseio e não atende aos educadores em toda a demanda pedagógica. Destacou também que, para fazer a contratação de outra plataforma, há de se esperar o fim do contrato com o SIGEN, previsto para o mês de maio. Nesse sentido, a SEMEC tem buscado uma plataforma que sistematize tudo que é produzido pelos/as professores/as de modo prático e fácil; a APLB pontuou que independente da plataforma adotada, deve ser ofertada capacitação para que o/a profissional manuseie a mesma.
Sobre os questionamentos a respeito da merenda escolar, a SEMEC informou que os kits já estão sendo montados e a previsão para começar a entrega é na próxima terça-feira, 27. Informou que os kits estão sendo montados com arroz, feijão, macarrão, biscoito, leite e outros itens.
Questionada sobre o recurso para alimentação escolar do ano de 2020, a professora Alexsandra informou que não ficou kit merenda do ano anterior e nem tem informação existência de recurso daquele período, e que ainda está aguardando o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) fazer a prestação de contas do ano passado para que a distribuição do kit de merenda em 2021 transcorra com transparência e licitude. Além disso, falou-se também sobre o material escolar distribuído no início do ano, e destacando o fato de o material não ter atendido às solicitações das escolas, ao que a secretária destacou que a situação aconteceu devido à necessidade de observar teto de gastos estipulado em Lei.
Quanto aos questionamentos da APLB sobre as reformas das unidades escolares, foi afirmado por parte da SEMEC o compromisso do prefeito com as reformas das escolas, e que as mesmas já serão reformadas atendendo os protocolos de segurança. A Secretária afirmou, ainda, que enviará os processos de quinze servidores para análise de aposentadorias e mais três processos de progressão funcional por nível de servidores que ainda se encontram no nível I.
Foi informado, ainda, que a licitação para os notebooks, os quais servirão de suporte tecnológico para professores/as e coordenadores/as terá início nos próximos dias, sobre o que a APLB pontuou urgência nas tratativas, enfatizando que alguns profissionais estão usando instrumentos tecnológicos em estado precário. A APLB expressou também preocupação quanto à frequência dos/as estudantes nas aulas remotas e sugeriu mecanismos que tragam estes/as de volta para o ensino. Sobre o enquadramento e as mudanças de nível/referência, a secretária Alexsandra adiantou que os assuntos estão em andamento e teremos outra reunião para tratar especificamente desses tópicos, pois entende que estes assuntos precisam ser resolvidos o mais breve possível.
Por fim, abordamos sobre o novo decreto do Governo do Estado, que libera as aulas semipresenciais. E de forma unânime, as entidades ali representadas concordaram que não há condições de retorno, uma vez que não há ainda profissionais e estudantes vacinados tornando, assim, inviável retornar às atividades presenciais ou mesmo semipresenciais. Também foi sugerido pela APLB-Sindicato que a Secretária de Educação se reúna com a Diretora do NTE (Núcleo Territorial de Educação) para dialogarem a respeito dos entraves que envolvem o retorno das aulas sem os profissionais da rede municipal e estadual estarem devidamente vacinados.
A APLB continuará na busca constante por diálogo que promova ações benéficas para estudantes e profissionais envolvidos e dependentes de uma educação pública de qualidade, de abrangência nas redes estadual e municipal, para que seja possível um retorno satisfatório à nossa sociedade. Sigamos na luta! Se cuidem, e fiquem bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário