sexta-feira, 24 de março de 2023

APLB SINDICATO JACOBINA PROMOVE ASSEMBLEIA COM A CATEGORIA NO DIA DE PARALISAÇÃO NACIONAL

 


    Na última quarta-feira, dia 22 de março de 2023 ocorreu, na Sede da APLB Sindicato, importante Assembleia com a Rede estadual e municipal. A pauta principal da Assembleia foi a garantia do Piso do Magistério para as duas Redes. A reunião teve início com a professora Camila Fonseca fazendo os encaminhamentos da Rede estadual. Camila informou que, em reunião realizada em Juazeiro, no dia 14/03, foi informado que as negociações da APLB com o governo do Estado foram boas, que o piso do magistério estará garantido em 2023 e será pago em duas parcelas: metade na folha de abril, retroativo a março, e a outra metade na folha de julho. Os valores retroativos a janeiro e fevereiro ainda estão em mesa de negociações. Sobre os precatórios do FUNDEB, a professora informou que até junho a segunda parcela será paga. 

        A docente, que é representante da rede estadual na Delegacia Zonal do Ouro, destacou que haverá eleições para gestão escolar ainda no ano em curso. Enfatizou também que nos processos de solicitação da Gratificação por Estudos de Aprimoramento Profissional (GEAP), profissionais que deram entrada em 2019 devem ter a concessão do benefício neste ano e que não haverá mais o critério de meritocracia para concessão. Citou, ainda, a importância do papel da APLB nas negociações com o governo. O último ponto destacado pela citada docente foi a necessidade de revogação do Novo Ensino Médio, que tem trazido para os/as colegas da Rede Estadual grandes transtornos para a efetivação, bem como para os/as estudantes que têm sido lesados/as intelectualmente com esse documento que tem caráter bizarro.

    A seguir a professora Maria da Glória, Diretora da APLB Sindicato Delegacia Zonal do Ouro usou a fala inicial para introduzir a pauta da Rede Municipal de Jacobina. Ela explanou sobre os avanços que a APLB Sindicato tem conseguido junto a gestão municipal bem como a luta do Sindicato para assegurar cumprimento de direitos das categorias de Profissionais da Educação. O primeiro ponto destacado na fala de Glória foi o abono permanência, que foi cortado em dezembro de 2022, mas que, com o apoio do jurídico da APLB Sindicato, os/as profissionais do magistério prejudicados/as já estão sendo assistidos. No último dia 20 de março, por exemplo, a Prefeitura Municipal de Jacobina publicou um decreto retomando e normatizando o pagamento do abono permanência. Ainda sobre assunto, os (as) associados(as) ficaram orientados (as) a procurarem a APLB para possíveis novas dúvidas. A professora e associada, Cleomeide Rosário, fez alguns comentários em nome daqueles/as que têm abono permanência, destacando a importância que este benefício significa para quem atende às condições para pleiteá-lo. 

    Outro tema debatido foi a garantia da reserva técnica para professores/as das séries iniciais. A professora destacou que esta é uma demanda de muito tempo, cuja implementação tem como base legal a Lei Federal Nº 11.738/08, a mesma lei que instituiu o Piso Salarial Profissional do Magistério, e que a partir de 2022 a APLB tem intensificado a cobrança pela regulamentação das atividades complementares, pois entende, conforme preconizado pela conhecida lei, que o/a profissional precisa tempo para planejamento de suas aulas, refletindo um processo de ensino e aprendizagem de melhor qualidade. Em contribuição com o debate, a professora Gisélia Celestina, pontuou a urgência em se resolver a referida questão, até porque, na programação de A.C. atual, os(as) Profissionais do Magistério têm ficado em situações de prejuízo. 

    A diretora da Delegacia Zonal do Ouro enfatizou também a necessidade da publicação de lei, o que já vem sendo tratado com a gestão municipal, para regulamentar a remuneração básica dos profissionais não docentes em ½ salário (um salário e meio), garantindo a viabilidade de atualização constante do poder de compra a estes(as) profissionais com base no índice de inflação. 

    O tema seguinte foi a caixa de previdência dos(as) servidores(as) municipais, Jacobina Previdência (Jacoprev). O professor Carlos Gleidston, membro e presidente do Conselho Administrativo da Jacoprev, explanou sobre as dificuldades da autarquia impostas pela ausência dos repasses da alíquota suplementar por parte do Poder Executivo Municipal. O conselheiro frisou a importância dos repasses para manter os pagamentos em dia, que contou, ainda, com a avaliação da professora aposentada, Edissônia Francisca, sobre a maneira como o assunto tem sido tratado, sem ações de efetivo compromisso, destacando, como exemplo, reunião realizada ainda no ano de 2022, com servidores(as) inativos(as), membros da APLB, número expressivo de vereadores do município e membros da direção da daquela autarquia sem, contudo, solucionar parte das dificuldades encontradas para garantir as condições de sustentação financeira da Caixa de Previdência. 

    Trata-se de mais um desafio a que a APLB-Sindicato vem se dedicando ao longo dos anos, buscando ações dos poderes Executivo e Legislativo do município, a fim de garantir a proteção e a saúde financeira da Caixa de Previdência e, em consequência, a garantia de gozo de direitos aos aposentados pelo RPPS. A professora e diretora da APLB, Maria da Glória, enfatizou a necessidade da articulação conjunta dos Sindicatos para pressionar a administração pública a realizar o pagamento dos parcelamentos e da alíquota suplementar. Na avaliação da assembleia, é necessário realizar uma paralisação dos servidores municipais, já no mês de abril do corrente ano, para pressionar o poder público a buscar ações efetivas para os problemas que ameaçam o funcionamento da Jacoprev, ponte este que ainda ficou pra ser melhor articulado posteriormente. 

    O debate seguiu com a professora Daniela Lima detalhando os passos e estratégias adotados pela direção do Sindicato a fim de levar a mensagem à gestão municipal, de forma antecipada, sobre a importância e a necessidade de o município fazer cumprir a lei. A professora explicou que, após diversas visitas à sede da PMJ, na última sexta-feira, dia 17 de março, a direção da APLB-Sindicato foi convocada para uma reunião de urgência, na qual a gestão municipal informou que, com base no relatório feito sobre impactos financeiros a que teve acesso, não seria possível a concessão do reajuste, o qual foi instituído pela Portaria Interministerial n⁰ 6/2022, do Ministério da Educação e do Ministério da Economia, publicada na edição de 29 de dezembro, do Diário Oficial da União (DOU), e que estabelece o Valor Aluno Anual Final (VAAF) para 2022, atendendo e cumprindo com as determinações da Lei Federal nº 11.738/2008, nas condições em que se apresentavam os resultados da apuração de receitas e despesas. No entanto, estavam dispostos a pagar caso a APLB apresentasse uma proposta viável. 

    Este Sindicato, portanto, em tempo recorde, contatou e contratou o Consultor Técnico, Gilvando Inácio de Oliveira, para fazer a análise das contas e o levantamento do impacto financeiro com vistas a apontar um caminho e uma saída para garantir o reajuste. Assim, foi feito tanto a análise quanto um estudo preliminar do impacto, cujo levantamento demostra que, no município de Jacobina, é possível garantir o Piso Salarial do Magistério ainda neste ano. Entretanto, o estudo aponta um sinal de alerta para o número de estudantes da rede, cuja média final, extraída da divisão do número de estudantes pela quantidade de professores da rede, apresenta-se abaixo do recomendado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Gilvando destacou que,  caso a média se estabilize ou entre em decréscimo, a garantia do piso nos próximos anos pode ser um fator problemático. 

    Espera-se que o estudo completo, com detalhes mais técnicos, ficará pronto na primeira semana de abril. De qualquer modo, os dados colhidos e cedidos pelo Município de Jacobina, até o momento, nos permitem dizer que o reajuste é, sim, possível. A APLB está na luta e fazendo tudo que é possível pelas vias do diálogo, da negociação e do debate em acerca da necessidade de cumprimento deste, que é apenas um item das ações de valorização das carreiras do magistério. E assim se manterá até que se esgotem os prazos legais, pois é importante lembrar e considerar que, por lei, a prefeitura tem até o mês de março para pagar o referido reajuste. 

    Outro ponto debatido foi a intoxicação alimentar que acometeu os/as profissionais durante a Jornada Pedagógica do ano de 2023. Sobre isto, o jurídico da APLB está à disposição de qualquer associado que se sentiu prejudicado e que quiser ingressar na justiça com busca de reparação aos danos. Aventou-se a possibilidade de uma ação judicial coletiva, mas isso não foi debatido de forma efetiva. Por ora, ficou deliberado que o advogado da entidade sindical ficará à disposição dos/as filiados/as, para qualquer informação ou possível ação judicial.

      O debate final da pauta do dia Nacional de reivindicações foi referente à eleição para as diretorias da APLB Sindicato. A atual diretora, Maria da Gloria, destacou que o edital foi lançado dia 15 de março e publicizado para os que tivessem interesse em participar. Frisou também que as eleições ocorrerão nos dias 15 e 16 de maio de 2023, e  que a participação dos/as filiados/as nesse processo democrático é de suma importância para a concretização do pleito e unificação dos(as) trabalhadores(as) em educação na luta pela valorização de suas carreiras e pela educação pública de qualidade.

     Por fim, Glória informou que as prestações de contas da Delegacia Sindical Zonal do Ouro e seus Núcleos, realizadas nos dias 09 e 10 do mês vigente, ao Conselho Fiscal do Sindicato, nas dependências da própria Delegacia Sindical, estão à disposição de qualquer filiado/a desta para eventual observação. 

     O professor Julio César pediu o espaço para agradecer o empenho da APLB na busca por uma alternativa viável para os problemas da categoria. A reunião contou com a presença de aproximadamente 300 servidores e servidoras das duas redes (municipal e estadual), tendo início às 8h50 e término às 13 horas. A avaliação da Assembleia sobre o debate, estudo e as proposições emanadas foi positiva.

    A APLB Sindicato confia e se empenha sempre no debate com seus (suas) associados (as) e no diálogo com membros das instituições de poder como as melhores estratégias democráticas para levar trabalhadores e trabalhadoras em educação às conquistas de objetivos profissionais, bem como para contribuir na formação de uma sociedade melhor. 

Só a luta nos garante, e só conquista quem luta!

quarta-feira, 15 de março de 2023

APLB SINDICATO REALIZARÁ ELEIÇÕES PARA DIRIGENTES SINDICAIS EM 2023

        

        Este ano de 2023 haverá eleições para dirigentes sindicais. A APLB Sindicato convoca todos/as os/as associados/as em dia com suas obrigações sindicais para participarem da eleição para os cargos da Diretoria da Delegacia e seus referidos Núcleos, titulares e suplentes (mandato 2023 a 2027). A votação será realizada nos dias 15 e 16 de maio de 2023, das 08:00 às 19:00 horas, havendo urnas fixas na sede da Delegacia e dos Núcleos Sindical, sendo que a Comissão Eleitoral poderá estabelecer outros locais com urnas fixas, bem como urnas itinerantes e seus roteiros. 

        A inscrição de chapas deverá ser realizada no prazo de 10 (dez) dias, contados a partir do dia seguinte ao da publicação deste edital, de segunda a sexta-feira, no horário das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00, na sede da delegacia, mediante requerimento protocolado perante os membros da Comissão Eleitoral, únicos responsáveis por receber e prestar informações sobre o processo eleitoral, devendo o requerimento estar acompanhado dos documentos previstos nas normas legais e nas normas internas que regem o processo eleitoral, a saber, Estatuto Sindical, Regulamento Eleitoral e Regimento Eleitoral, que estão afixados no mural destinado à publicação de todos os atos Comissão Eleitoral, na sede da Delegacia. No mural serão publicados todos os atos da Comissão Eleitoral que funcionará na sede da Delegacia Sindical, inclusive a publicação das chapas inscritas, a abertura de prazo para impugnação e notificações das chapas. A Comissão Eleitoral é composta pelos seguintes membros: Carlos Glerdiston Nunes Silva, Fernanda Marcedo da Silva e Cristener Inácio Albuquerque.

    Contamos com uma participação efetiva da categoria no desenvolvimento desse processo democrático e plural. Só a luta nos garante e só conquista quem luta! Clique no link abaixo e leia o edital de convocação do processo eletivo.

https://drive.google.com/file/d/1W1PFu4ISK018W-5fn4jtgGUHdKNFtH3K/view?usp=sharing



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quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

A APLB-Sindicato entrega pauta com primeiras reivindicações de 2022 ao Poder Legislativo de Jacobina



Na manhã de quarta-feira, 15, do mês e ano vigentes, a APLB-Sindicado, através de sua diretora, Maria da Glória Silva dos Santos, e o Secretário de Rel. Intermunicipais, Robson Souza Lima, reuniu-se com o vereador e presidente da Câmara Municipal de Jacobina, Clodoaldo de Itaitu, para tratar de assuntos de interesse dos profissionais da educação. Entre os assuntos, foram destacadas as necessidades da regulamentação do reajuste dos profissionais de suporte administrativo que atuam na educação, fixando o salário destes(as) profissionais em 1/5 salários, ávida apreciação do projeto para concessão do reajuste do Piso Salarial Profissional aos servidores(as) do Magistério, e maior empenho do Poder Legislativa Municipal para contribuir de forma mais efetiva no sentido de solucionar o déficit da JACOPREV. O Presidente daquela Casa Legislativa se mostrou solícito às demandas dos servidores públicos municipais e afirmou compromisso para dar andamento às proposições que chegarem com vistas a melhorar a situação dos servidores(as) municipais.

APLB DELEGACIA ZONAL DO OURO PARTICIPA DE CONSELHO GERAL SINDICAL EM SALVADOR

CONSELHO SINDICAL GERAL DA APLB-SINDICATO

Nos dias 09 e 10 do mês e ano correntes, a APLB Sindicato Zonal do Ouro, Delegacia de Jacobina-BA, através de sua Diretora, Maria da Glória Silva dos Santos Nascimento, e seu Secretário de Relações Intermunicipais, Robson Souza Lima, participou, junto aos representantes de Delegacias e Núcleos sindicais de mais de 400 municípios da Bahia, do Conselho Geral Sindical da APLB, realizado no Hotel Fiesta, em Salvador, na Bahia, com vistas a debaterem e deliberarem sobre os seguintes temas:

1. Aprovação do Regimento Interno do Conselho Geral Sindical (CGS);

2. Avaliação da Conjuntura Internacional, Nacional e Estadual;

3. Balanço Político e Organizativo da Categoria com os ajustes ao Plano de Ação para o Ano de 2023;

4. Piso Salarial e planos de carreira;

5. Organização;

6. Jurídico;

7. Finanças;

8. Análise do Parecer da Prestação de Contas para aprovação; entre outros.

Ainda na manhã do primeiro dia do evento, o Coordenador Geral da Aplb-Sindicato, o professor Rui Oliveira, abriu as discussões destacando as ações para o fortalecimento da luta em andamento, no sentido de garantir a valorização dos Profissionais em Educação do Estado da Bahia, como busca pelas garantias da Reclassificação, Unidade Real de Valor (URV), pagamento do retroativo dos precatórios e demais parcelas, atualização do Plano de Carreira do Magistério do Estado da Bahia e da tabela de remunerações destes(as) profissionais , ações necessárias ao combate da evasão escolar e analfabetismo, entre outros. Em seguida, Augusto Vasconcelos (PCdoB), professor universitário e vereador daquele município, apresentou uma análise densa da atual conjuntura política do país e os reflexos desta na Educação Pública brasileira, seguindo com abertura do debate para a Plenária.

No período vespertino do mesmo dia, a mesa temática composta pelas professoras Marlede Oliveira (diretora da APLB-Feira de Santana-BA), Caroline Moraes (diretora da APLB-Jequié-BA), Jovita Santos (diretora da APLB-Eunápolis-BA, e os professores Gilvando Inácio (diretor da APLB-Caém, Delegacia do Minério), José Aquino, Secretário da APLB, e Elmer Carvalho (diretor da APLB-Araci, Delegacia do Sisal), mediada pela professora Arielma Galvão  Dias dos Santos (Comissão de Educação), explanaram desde o contexto histórico do desenvolvimento do ensino como uma política pública, sob a égide da legislação educacional, às formas de inserção dos e das profissionais em educação não apenas na organização do movimento sindical em prol da vigília para cumprimento da legislação educacional vigente, mas também, e principalmente, na atuação consciente do Sindicato, como propositor, nas ações de captação e aplicação dos recursos públicos com a eficiência necessária.

O debate oriundo das questões levantas nesta última mesa sinalizou a necessidade de a APLB-Sindicato acatar sugestões de criação de comissões lideradas pelos professores Gilvando Inácio e Elmer Carvalho, os quais vêm realizando trabalhos consistentes junto às Delegacias e Núcleos de diversas regiões do Estado, a fim de capacitar outros dirigentes sindicais para melhor conhecerem e atuarem nos cenários político e financeiro da educação em seus municípios ou regiões, bem como para atuarem na construção de planos de carreira que sejam exequíveis e agreguem avanços. No mesmo sentido, conclamou-se pela formação de uma comissão para dialogar, junto a União dos Prefeitos da Bahia (UPB), em reunião agendada já para a segunda-feira, 13, sobre a necessidade e importância do fiel cumprimento à Lei Federal nº 11.738/2008, que instituiu o Piso Salarial Profissional dos Profissionais do Magistério, como uma das ações fundamentais na valorização da carreira profissional de professores e professoras, para o que foram requisitadas as participações dos professores Gilvando Inácio e Elmer Carvalho, com a pronta aceitação do primeiro.

Já no segundo dia do Conselho, deu-se destaque para as ações e critérios a serem adotados para organização e realização de novas eleições de Diretores Sindicais Municipais, Regionais e Estaduais, com a confirmação das proposições postas e analisadas no 13º CONGRESSO ESTADUAL DA APLB-SINDICATO, realizado de 28 a 31 de agosto de 2022. A mesa, liderada pelo Diretor Jurídico da APLB-Sindicato, o professor e advogado Noildo Oliveira, enfatizou a necessidade de garantir a diversidade na composição das chapas e, principalmente, o perfil sindicalista essencial requerido aos novos diretores na atual conjuntura política. Integrando outra mesa, a equipe de advogados da APLB-Sindicato destacou algumas das diversas ações encampadas, algumas já com êxitos, com o propósito de pleitear ou reaver direitos indevidamente negados aos profissionais da educação.

O Conselho Geral Sindical da APLB-CGS buscou inspiração na célebre frase do educador Paulo Freire que diz: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. As reações e participações visivelmente de satisfação dos demais sindicalistas envolvidos deixaram a certeza de unidade na luta em prol do fortalecimento do Sindicato na busca incessante e incansável pela educação pública de qualidade para todos e todas. VIVA AOS EXORTADORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA! VIVA A APLB-SINDICATO! SÓ A LUTA NOS GARANTE! NENHUM DIREITO A MENOS! 

LEIA MAIS EM:

 13º Congresso da APLB-Sindicato (aplbsindicato.org.br)

APLB realiza Conselho Geral de 2023 e planeja ações para o fortalecimento da luta - APLB-Sindicato (aplbsindicato.org.br)

COORDENADOR DA APLB CAÉM FARÁ PARTE DA COMISSÃO DE DEBATES NA UPB - REAJUSTE DO PISO DO MAGISTÉRIO 2023

Conselho da APLB debate piso salarial, GEAP, carreira e valorização dos profissionais da Educação 

FOTOS: 

 



PESSOAS NO AUDITÓRIO




sábado, 31 de dezembro de 2022

Retrospectiva das ações da APLB Sindicato no ano de 2022



Estamos findando 2022 e uma retrospectiva das nossas ações enquanto Sindicato se faz necessário. A APLB Sindicato é uma Instituição com 70 anos de luta em prol da classe trabalhadora e de uma educação pública gratuita e de qualidade. No ano de 2022 a APLB Sindicato Jacobina, tem atuado fortemente no intuito de alcançar a dignidade que os/as profissionais da educação precisam para construir essa educação digna pela qual lutamos. Esse ano tivemos a nossa linda festa anual para celebrar a vida e a luta após passarmos dois anos sem realizá-la por conta da pandemia, e foi uma festa linda realizada com muito empenho pela atual diretoria.

Na manhã de quinta, dia 29, a APLB representada por parte de sua diretoria esteve presente na posse dos/das diretores/as das unidades escolares de Jacobina. A APLB lutou para que esta escolha se desse de forma democrática como tem acontecido desde a instituição do Plano de Cargos e Salários (Lei 1.210 de 2013). A APLB acredita que uma gestão escolar democrática e autônoma é benéfico para toda a comunidade escolar. Nas eleições deste ano tivemos chapas muito heterogêneas, compostas por docentes e profissionais de apoio, que tem buscado se aperfeiçoar de modo que hoje estão aptos/as a compor as chapas que concorrem às gestões escolares, bem como assumirem os respectivos cargos, isso para a APLB é motivo de muita alegria e prova de que a capacitação é um ganho para profissionais e para a comunidade como um todo. 

Foi um ano de muitos desafios, pois retornamos de um período pandêmico para ressignificar nossas práticas pedagógicas e humanas enquanto profissionais da educação. A APLB entende que apesar de todos os desafios enfrentados, o saldo para a luta é positivo. No município de Jacobina tivemos avanços consideráveis na pasta da educação, a APLB participou ativamente dos diálogos referentes ao cumprimento da Lei do Piso. Diante do aumento de 33,24% a APLB foi ativa nos diálogos com a Secretária de Educação para que a lei fosse cumprida e o pagamento do reajuste fosse integral, o que de fato aconteceu, sem maiores desgastes. 

No ano de 2022 a APLB participou ativamente também dos diálogos com a COPEA (Comissão Permanente de Acompanhamento) pela continuidade das publicações das progressões de carreira e gratificações, a APLB está ativa no acompanhamento do processo seletivo interno para a regularização de carga horária dos/as professores/as da rede. No ano de 2022, vinte e oito profissionais docentes tiveram garantidas as 40 horas através da regularização da carga horária. Através da COPEA também no ano de 2022, foram publicadas aproximadamente 51 mudanças de nível, uma mudança de classe, e 24 gratificações por aprimoramento profissional, a APLB acompanhou, cobrou e endossou essas conquistas, embora tenhamos avançado, ainda há muito a ser feito. A APLB também participou e apoiou a luta em prol da definição da base salarial dos agentes de apoio e de suporte administrativo que tiveram melhorias salariais no ano de 2022, este sindicato considera isso um grande avanço e valorização na carreira desses/as servidores/as.

A APLB também esteve atenta as questões referentes aos inativos dialogou sempre com a Jacoprev e a gestão para garantir a essas pessoas que tanto contribuíram com a educação municipal, dignidade para gozarem de suas aposentadorias, de modo que ajuizou uma ação para a retirada da cobrança dos 14% do contracheque dos/das mesmos/as. Do mesmo modo acompanhou e realizou reuniões, inclusive com os/as vereadores para garantir o pagamento do décimo terceiro salário, a APLB marca presença constante em todos os conselhos que envolvam as pautas da educação, visando acompanhar de perto a garantia dos direitos desses/as aposentados/as.

Na última quarta também, dia 28, ocorreu importante reunião da APLB com a Secretária de Educação. Uma pauta importante e que tem sido alvo de cobrança constante da APLB é a regularização das ACs(atividades complementares) para os profissionais do Fundamental 1, nos foi informado que já há um trabalho interno para institucionalizar o/a auxiliar de ensino garantindo ao professor titular a reserva técnica. Falou-se ainda no uso de estagiários/as até que a situação seja totalmente resolvida a respeito dessa pauta. Debateu-se na reunião, a proposta de integralizar um currículo mínimo, visando universalizar o ensino na rede e facilitar o trabalho de coordenadores/as e professores/as. Sobre reordenamento, há um entendimento sobre a necessidade de fazê-lo, a APLB, contudo ressalva a importância do diálogo antes de instituir tais alterações na Rede de ensino.

A APLB frisou a importância de resolver o problema de duas CMEIs ( Centro Municipais de Educação Infantil) que passaram muito tempo fechadas por conta da ausência de energia elétrica, a SEMEC apresentou documento emitido pela própria COELBA, o qual traz alegações referentes à ausência de materiais para levar energia a estas instituições, a Secretária apresentou documento no qual solicita que a Coelba, ainda que pela via judicial a resolução da questão, para que os/as estudantes não passem mais tempo sem aula presencial. Falou-se ainda da intenção de implantar a educação integral em ao menos uma unidade escolar do município no próximo ano.

Cada ano nos inspira a continuar na luta pelos nossos direitos e alcançar novas conquistas, temos novos planos para 2023, novas agendas de luta, principalmente porque temos novos governos começando, um novo parlamento chegando, a APLB encabeça para 2023, uma nova ação para reaver perdas do FUNDEB e vai lutar para que seja garantido a seus/suas filiados/as o reajuste de 14,945% que já está definido, mas não efetivado. A APLB trabalha diariamente através de sua direção para que os direitos da classe sejam atendidos, ressaltamos que 2023 é ano de eleição para a direção sindical e precisamos somar, entendemos que nem sempre podemos alcançar tudo que pedimos, mas lutamos para oferecer tudo que podemos.

Desejamos a todos/as um 2023 próspero e de conquistas em todos os aspectos das nossas vidas.  Em 2023 Fortaleça seu sindicato, some à nossa luta!

 

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

APLB SINDICATO E SEMEC DEBATEM PAUTAS IMPORTANTES

Ocorreu ontem, quinta-feira, dia 13 de Outubro de 2022, na Secretaria de Educação de Jacobina,  importante reunião da Direção da APLB Sindicato com a Secretária de Educação Alexsandra Cruz.

Na oportunidade debateu-se sobre as eleições para Diretores/as escolares, Já foi publicado o decreto indicando o porte de cada Escola da rede Municipal, foi publicado também decreto e instrução normativa para composição dos Conselhos escolares. Ficou acordado que até o final deste mês, sairá o decreto com as normas/critérios para eleição de Diretores. Lembrando que a eleição tem que acontecer antes do dia 16 de dezembro.

Debateu-se ainda sobre um novo enquadramento, foi garantido que sairá ainda este ano.

Em relação à reserva técnica, e as constantes cobranças do Sindicato sobre a pauta, a SEMEC nos informou que está sendo feito um estudo com base na experiência de Sobral (Ceará) para contemplar  o tempo de planejamento no início do ano letivo de 2023.

Em relação às publicações dos processos da COPEA, concluímos que é necessário demonstrar dados financeiros do pagamento da folha da educação e que permitam verificar se há viabilidade de concessão das progressões em maior quantidade. Atualmente, têm sido publicados os processos de gratificação por aprimoramento profissional do ano 2014, em quantidade de 3/mês, e os processos de mudança de nível para quem ainda se encontram nos níveis 1, 2 e 3,  cujo ano base de publicação atual é 2017.

A APLB segue firme na defesa da classe trabalhadora, através de diálogo constante para alcançarmos êxito nas negociações. Temos muito a melhorar e o nosso propósito é esse, uma instituição cada vez mais fortalecida e melhor, só a luta nos garante e só conquista quem luta, fortaleça seu Sindicato!

  

quinta-feira, 28 de abril de 2022

APLB SINDICATO JACOBINA FAZ REUNIÃO PARA DEBATER SOBRE ATIVIDADE COMPLEMENTAR PARA PROFESSORES/AS DO FUNDAMENTAL I E OUTROS TÓPICOS





Nesta quarta, dia 27 de abril de 2022 reuniu-se na Secretaria de Educação representantes da APLB Sindicato, a secretária de educação, professores do Fundamental I, representantes do Conselho Municipal de Educação (CME) e Representantes do Fórum municipal de educação (FME) para deliberar a respeito de uma situação que tem inquietado a classe que é sobre a necessidade do tempo para atividade complementar.

A Atividade Complementar (AC) se constitui como um espaço/tempo inerente ao trabalho pedagógico dos/das professores/as destinado ao planejamento e organização de suas atividades a ser realizada de forma individual ou coletiva. Além de ser estabelecida como um direito que faz parte do trabalho do professor/a, a AC também pressupõe a responsabilidade e compromisso de cada educador com o aprimoramento/qualificação das atividades desenvolvidas na escola, tanto no que se refere ao planejamento específico do seu trabalho com a sua disciplina/componente curricular, como também na articulação coletiva com seus pares no esforço para realização de um trabalho colaborativo, em prol do fortalecimento das aprendizagens dos estudantes, é preciso pois garantir esse tempo para que estudantes e professore/as possam construir um processo aprender/ensinar de qualidade.

Em Jacobina atualmente enfrentamos alguns desafios nesse sentido, é sabido e garantido pela lei 11.738/08 e ratificado pelo STF a garantia de 1/3 da reserva técnica para o planejamento pedagógico. Atualmente em nossa cidade, os/as professores estão com dificuldade em executar esse planejamento, uma vez que precisam se adaptar às novas instruções da SEMEC para executar o planejamento, que antes acontecia com a dispensa parcial dos/das estudantes, o que não está sendo possível atualmente. Diante disso a APLB Sindicato que luta por uma educação pública de qualidade e entende a importância essencial do planejamento nessa construção, tem buscado junto a Secretaria de Educação soluções plausíveis e equilibradas para a questão. Na reunião desta quarta todas as vozes foram ouvidas, e alguns encaminhamentos dados, entendemos que a necessidade do planejamento é urgente, logo pede uma ação também urgente. Muitas sugestões foram apresentadas, porém para o momento emergencial a mais eficiente foi a contratação temporária de estagiários/as, que será uma espécie de paliativo até a solução da situação, alguns/algumas estagiários/as inclusive já estão chegando às unidades de ensino. 

A Semec juntamente com o CME informou que estão preparando uma resolução para normatizar as atividades complementares (ACs) em nossa cidade, ainda, que até a normatização ser publicada e efetivamente implementada nas escolas, os professores contarão com estagiários/as para suprir a ausência docente enquanto os profissionais fazem o planejamento, foi estipulado um prazo até maio para que a resolução seja publicada e até o recesso de junho para ser implementada. Após a implementação, o/a professor/a regente poderá ter seu tempo de 1/3 para planejamento de suas atividades enquanto é substituído por outro profissional da área de educação física ou inglês. Diante do contexto essa foi a resolução mais aplicável ao momento, em concordância os representantes das entidades/pessoas presentes deliberaram por esse encaminhamento.

Além da Atividade Complementar (AC), foi pauta desta reunião a eleição para gestores/as escolares e o pagamento do retroativo referente ao aumento do piso nacional do magistério. Sobre este último tópico foi informado que o pagamento referente a janeiro será feito agora em maio e o de fevereiro em junho, aguardamos e continuamos na luta, só conquista quem luta e só a luta nos garante.

APLB 70 AN0S DE LUTA EM PROL DA EDUCAÇÃO!