Hoje, 16 de março, Profissionais da educação da rede municipal de Umburanas realizaram ato pacífico em defesa do cumprimento da Lei 11.738/2008 que instituiu o piso salarial nacional do magistério. Foi realizada uma caminhada, com parada em frente à prefeitura municipal, onde professoras e professores falaram da importância do cumprimento da lei do piso como forma de valorização ao profissional da educação.
“É preciso que a lei seja cumprida. Foram muitos lutas de luta da categoria, para que fosse instituído o piso salarial do magistério. Descumprir lei federal é uma retrocesso”, disse o presidente da APLB de Umburanas, Irailton Ferreira.
Já a professora Andrea Magna afirmou para a nossa redação que aguarda confiante que o gestor aprove a lei que garante o reajuste de 33,24% aos professores. “Acreditamos que o gestor cumprirá a lei, pois ano passado houve aumento do Fundo Nacional da Educação (FUNDEB) e nesses dois anos as escolas ficaram fechadas, havendo redução significativa nos gastos. Além disso, grande parte dos municípios da Região, inclusive menores que Umburanas, já aprovaram o reajuste, portanto essa aprovação só depende de um mínimo de bom senso e compromisso com a educação”.
O cumprimento da lei do piso tem sido uma luta em muitos estados e municípios, mas, a APLB luta incansavelmente pois, acreditamos que uma educação pública digna e de qualidade passa pela valorização dos profissionais da educação que dedicam seu tempo, formação e investimento para promover essa educação que a gente acredita e sonha.
Só a luta nos garante, nenhum direito a menos!
Leia aqui a carta aberta dos/das profissionais da educação de Umburanas à sociedade.
👇
Nenhum comentário:
Postar um comentário